sexta-feira, 23 de março de 2018

Um de cada #4

Além de divagar sobre os problemas da existência humana, eu também gosto de divulgar coisas bonitas pra vocês. Hoje tem texto, vídeo, música e ilustração. É o tempo da minha cervejinha gelar.

104 anos de Carolina Maria de Jesus: revisitando o quarto de despejo | texto
Semana passada, eu descobri um site incrível que nem sei dizer só fico assim toda boba sem vírgula perdida socorro. O Valkirias é feito por várias minas que abordam desde cultura pop à literatura, sempre sob uma perspectiva feminista. Um dos textos que mais gostei de ler foi um resgate da história de Carolina de Jesus - cuja obra ainda não li, mas desse ano não passa! -, escrito pela Paloma. Para ler, clique aqui.


Mulheres e a Literatura - Conto em Canto | vídeo

O Conto em Canto é o meu canal literário favorito da vida. Eu adoro a forma como a Iara se expressa e aborda os temas em seus vídeos, os pontos que levanta sobre os livros e os debates que ela propõe. Mulheres pra ler é um projeto que ela criou para falar sobre livros de autoria feminina e refletir sobre questões de gênero em geral, durante todo o mês de março. O que eu acho mais incrível é a forma didática com que ela apresenta o assunto, sem que a discussão se torne superficial. Dá pra ver que é um trabalho muito bem pensado, que vai além de pegar a câmera e gravar um vídeo sobre livros. É nítida a preocupação que ela tem em pesquisar muito antes de apertar o rec, sempre embasando as resenhas e discussões. 


The Look - Metronomy | música

Achei essa música por acaso e deve fazer duas semanas que não paro de ouvir. Metronomy é uma banda britânica que ano que vem completa vinte anos. Não entendo nada de gêneros musicais, mas no geral músicas deles tem sempre uma coisinha eletrônica, meio indie. 


Pri Barbosa | ilustração
Eu sou simplesmente apaixonada pelo trabalho da Priscila, especialmente por conta da sua sensibilidade à palavra mulheres, no plural. É por meio de sua arte que ela abraça cada uma de nós, fazendo a gente se sentir parte de um todo e não o diferente. Talvez falar não seja suficiente pra explicar o quão lindo é o que essa mulher faz, então não deixem de visitar o instagram - tem lojinha também!

***

Queria indicar algum filme, mas tudo o que eu vi recentemente não passou de 'ok', mesmo Ladybird e A Forma da Água. São filmes bonitos e tal, mas não me deixaram inspiradona, sabe? Aliás, Pantera Negra me deixou assim, mas bastante gente já falou do filme, então não sei se eu acrescentaria muito mais (assistam!). Esse eu vi duas vezes no cinema.

Também fiquei me forçando a pensar em algum livro extraordinário que eu tenha lido recentemente, mas exceto as leituras acadêmicas, só terminei o quinto livro de Harry Potter, que também já deve ter vários comentários pelas internets. Também li A Metamorfose, do Kafka, mas ainda tô digerindo as informações. Tô lendo muito coisa ao mesmo tempo e assim que eu terminar alguma que eu ache muito legal, trago aqui pra vocês. 

Manie
estudante de jornalismo, escritora por amor e professora nas horas vagas. 23 anos, moro em Floripa com meu companheiro e tomo muito café. amo cheiro de livro velho e sou gamada numa biblioteca. adoro vinho barato, noites frias. sou rolezera, mas também gosto de ficar em casa de buenas fazendo sopa.

talvez você também goste:

0 comentário (s)